Grupos da Casa

A Casa de Janaina abriga, atualmente, dois Grupos de Estudos:

  • um Grupo de Estudos em Espiritualidade Livre e Magia (G.E.E.L.M.), e
  • um Grupo Aberto de Estudos Mágicos e Espiritualistas (G.A.E.M.E.).

Cada um deles tem atividades e conteúdos específicos, mas apenas o G.A.E.M. é aberto a qualquer participante, enquanto o G.E.E.L.M. é fechado a membros específicos por trabalhar conteúdos avançados, possui reuniões presenciais e exigências maiores. Ambos os grupos desenvolvem conteúdos e práticas específicos e possuem uma metodologia própria de estudo e aprendizado. Ambos se baseiam nos princípios da Espiritualidade Livre e Magia Consciente e Responsável.

Conheça melhor o G.E.E.L.M. Grandes Mães

O Grupo de Estudos de Espiritualidade Livre e Magia Grandes Mães tem como foco apresentar desde os princípios elementares da Espiritualidade Livre e da Magia, até a Ritualística e a Prática, valendo-se de ensinamentos da Umbanda, do Candomblé, da Bruxaria, do Espiritismo e de outras tantas vertentes Mágicas e Religiosas. O grupo tem uma exigência elevada de presença e participação, só é possível fazer parte dele sendo convidado por um membro sênior e passando por entrevista, e mesmo o acesso aos conteúdos só pode ser feito por senha pessoal e intransferível. Há também a exigência de, periodicamente, participar presencialmente, na cidade de Bauru – SP, de atividades e rituais presenciais.

As atividades do grupo dão certificados, e os membros têm benefícios e até gratuidade para contratar os Cursos EAD, os Serviços e comprar produtos na Loja Virtual da Casa de Janaina, além de poderem se tornar colaboradores.

Para saber mais ou acessar a página específica do Grupo, clique aqui.

Conheça melhor o G.A.E.M.E. Canto da Sereia

O G.A.E.M.E. Canto da Sereia tem como foco apresentar conhecimentos mais gerais sobre a Umbanda, o Candomblé, a Bruxaria, o Espiritismo e outras tantas vertentes Mágicas e Religiosas. Ler os conteúdos propostos e responder aos questionários, bem como comentar no espaços apropriados e discutir na Comunidade da Casa de Janaina fazem parte das atividades. Não há exigência de participação presencial.

Tal qual o G.E.E.L.M. Grandes Mães, as atividades do grupo dão certificados, e os membros têm benefícios para contratar os Cursos EAD, os Serviços e comprar produtos na Loja Virtual da Casa de Janaina. Participar do G.A.E.M. pode render convite para o grupo mais avançado.

Para saber mais ou acessar a página específica do Grupo, clique aqui.

Nossas Regras

Neste sentido, os grupos trabalham dentro de alguns princípios bastante essenciais:

  1. Respeito mútuo e disciplina para os estudos e a convivência entre os membros, orientadores, sacerdotes, etc.
  2. Respeito ao Livre-Arbítrio e às Livres Escolhas dos membros e dos sacerdotes  e orientadores, desde que dentro de princípios cabíveis de ética, moral e dignidade.
  3. Respeito à Hierarquia do Grupo. Hierarquias externas aqui são respeitadas, mas não são levadas em consideração para alguma vantagem ou benefício.
  4. Todos começamos no mesmo estágio, simples e queremos aprender.
  5. Entendemos que existe uma colaboração entre racionalidade, ciência e fé. Os grupos só trabalham com livros, materiais e afins com fonte confiável, referências e validadas racionalmente. A fé existe no âmbito da prática religiosa, não do estudo racional e baseado em uma proposta científica.
  6. Não admitimos nenhum tipo de dogma, intolerância, falta de diálogo ou ofensa por discordância em questões pessoais ou de divergência dogmática. Se você não está aqui para ouvir, aprender, entender e conhecer novas realidades e outras verdades, você não deveria estar aqui.

Outras questões importantes: todos os trabalhos e grupos de estudo da Casa de Janaina são LGBTQ+ friendly – então não toleramos nenhum tipo de discriminação por orientação ou expressão sexual, bem como identidade de gênero. Não gostou? Porta da Rua, Serventia da Casa. Embora não falemos de política (enquanto processos políticos, estado e governos), não aceitamos nenhum tipo de segregação social, financeira, física ou intelectual. Aqui não é lugar para capacitismo, muito menos para machismo, ignorância ou preconceito de qualquer tipo. Não aceito também qualquer tipo de preconceito de raça, étnico ou de origem – diga-se de passagem eu sou filha de uma cigana com um pardo, então, nem preciso falar que qualquer demonstração de racismo ou xenofobia, não é só expulsão sumária – é envio das PROVAS para o ministério público com denúncia. Por fim, Escola sem Partido, falar mal de educador em qualquer nível, Fake News, Mamadeira de Piroca e outras Lendas do Whatsapp, Negão da Piroca, e “Ideologia de Gênero”, é ban, e denúncia ao Comitê Gestor criado pelo Legislativo para investigar esse tipo de coisa, na Internet e exclusão sumária dos grupos e atividades em que participa. Inclusive os pagos, e sem direito a reembolso. Não apoiamos nem endossamos, quanto mais seremos coniventes, com qualquer atividade ou postura criminosa.


Por Janaina L. Azevedo