Como tudo começou

A Casa de Janaina começou como um blog que foi idealizado, primeiramente em 2008 pela escritora e pesquisadora Janaina L. Azevedo. Embora de início a ideia fosse trabalhar com a expansão dos livros publicados pela autora no âmbito das religiões de matriz africana, especialmente a Umbanda, o blog já passou por muitas reformulações e, inclusive, esteve por um longo tempo desativado, retomando somente hoje em dia suas atividades. Em 2020, houve várias tentativas de retomar a produção de conteúdo, mas no contexto social e econômico de uma pandemia, muitas das prioridades tiveram de ser revistas e readaptadas. Hoje, em 2021, a Casa de Janaina retorna às Atividades, com um chamado por esperança, de que não só a fé, mas esta aliada à Ciência, nos farão sair desta Pandemia e deste momento histórico melhores, maiores, mais fortes e mais humanos. Que assim seja.

Assim, nós trazemos para cá os trabalhos desenvolvidos nos últimos 25 anos em Teologia e Ciência da Religião, Práticas e Leituras de Oráculos, Umbanda e Cultos de Ancestralidade e, por fim,  Estudos e Práticas de Bruxaria, Feitiçaria e Tradições Ancestrais, e abordamos temas transversais como Religiões de Matriz Africana (como Umbanda e Candomblé, Encantaria e Ancestralidade, entre outras); Bruxaria e Feitiçaria; Alta Magia e Ritualística; Oráculos em Geral; Espiritualidade Livre; Ciganos e vida Cigana; Espiritualismo e Espiritismo; Artes e Artefatos; além de um Corpo Editorial próprio, voltado para Colunas de Colaboradores diversos, Entrevistas, Opinião, Cartas do Leitor e etc.

Como trabalhamos

A Casa de Janaina tem um compromisso de, em suas produções, apresentar fontes, relatos, métodos, autores e afins, bem como dar embasamento, na medida do possível, científico para suas postagens e colocações. Embora muitos achem que Espiritualidade, Religiosidade, Magia e afins sejam incompatíveis com a Ciência, acreditamos que é necessário pensar tudo isso por um viés mais esclarecido e racionalizado.

A autora do Blog, Janaina L. Azevedo é uma pesquisadora por hora independente em Ciência da Religião – uma área acadêmica e científica que estuda os fenômenos religiosos dentro de abordagens antropológicas, filosóficas, culturais, históricas, políticas e socioeconômicas. Além disso, ávida estudiosa da Parapsicologia, já foi filiada da Associação Brasileira de Parapsicologia e estuda métodos científicos como os utilizados por Hippolyte Léon Denizard Rivail (mais conhecido por seu pseudônimo, como fundador da Doutrina Espírita, Allan Kardec), além de pensadores como São Tomás de Aquino, Santo Agostinho, São Bento, Pierre Verger, Francis Barret, Eliphas Lévy, entre outros.

Por isso, todos os nossos trabalhos (exceto de artigo de opinião, baseado em própria experiência, em que a autora, ou autores convidados, dão depoimentos de suas próprias vivências) são embasados em fontes históricas, confiáveis, checadas e verificadas, de modo que nosso compromisso seja o de levar informação relevante e verdadeira a quem quer que esteja conosco.

O que nos guia

Nós pretendemos fazer da Casa mais que um espaço virtual ou um repositório de conteúdos e estudos. Queremos que a Casa tome forma e se transforme em um lugar para acolher, ensinar, apoiar e evoluirPor isso, oferecemos uma série de trabalhos que visam levantar fundos, tanto para as atividades da Casa, como sua instituição, como para a Caridade e o auxílio a quem precisa. Nós nos empenhamos para que o trabalho aqui empreendido dê frutos e seja recompensado para que possamos levar Conhecimento, Amor, Sabedoria, Estudo, Formação Teológica, Caridade e Ciência para as pessoas que procuram um Caminho Espiritualizado e de constante Evolução.

Os Atendimentos, os Cursos e Eventos, as Vendas na Loja Virtual são voltados para os projetos aqui relacionados, a prática da caridade, a missão de levar estudo e conhecimento para quem busca e para a construção do espaço físico da casa. Sendo assim, tudo quanto cobramos, é revertido para estas finalidades – inclusive remunerando com justiça os profissionais envolvidos (quer eles compactuem ou não com os princípios e práticas religiosas aqui difundidos (como profissionais diagramadores de livros e materiais didáticos, técnicos e profissionais de tecnologia que propiciam que o projeto exista, entre outros).

A líder do projeto, tem seus próprios sustentos, empresa e emprego em instituições de nível superior como professora. Convidamos a ver seu currículo e perfil no Linkedin, para que fique claro que este projeto não sustenta ninguém, e que todos os envolvidos são pessoas trabalhadoras e dedicadas a suas carreiras, fazendo desta uma atividade pessoal.

Doutoranda (PhD) e Mestra (MSc) em Mídia e Tecnologia pela UNESP, com pesquisa em Educação a Distância, pelo Projeto “EAD sem Distância”. Especialista em formação em Gestão e Governança em TI pela UCAM e em Práticas Didático-Pedagógicas em cursos na modalidade a distância, pela UNIVESP. Bacharel em Letras – Linguística pela USP e graduanda em História (Licenciatura) pela Universidade Anhembi Morumbi.

Atuação Profissional como Professora nos mais diversos níveis de ensino e áreas de conhecimento; Revisora e Tradutora nos Idiomas Inglês, Espanhol e Alemão, com experiência em Patentes, C&T, Farmácia, Médico-Hospitalar, Ambiental e Direito Empresarial e Contratos; Tutora, Facilitadora e Conteudista para EAD, além de Consultora na área para implementação de sistemas, tecnologias e metodologias específicas.

No âmbito da Ciência da Religião é pesquisadora independente desde 2004, e desde 2008 escritora sobre a Umbanda e as Religiões de Ancestralidade. Pesquisa também as relações entre as Religiões e as Mídias, as Religiões e a Tecnologia, Práticas Ritualísticas e Litúrgicas, entre outros. Tem 6 livros escritos e 4 no prelo. 

CEO e Sócia-proprietária da Girassol Tecnologia e Educação, empresa que atua em áreas de Cursos & Treinamentos EAD, Mentoria Acadêmica e Profissional, Produção de Conteúdos e Materiais Didáticos nas áreas de Ciência e Tecnologia, Idiomas (Inglês, Espanhol e Alemão), Inovação, Patentes e Propriedade Intelectual, Educação e Formação Profissional.